2 de junho de 2010

Desânimo

Creio que todos já ficamos desanimados. Alguns podem estar desanimados no momento e com certeza haverá situações que ficaremos desanimados. A questão aqui não se refere a tentar evitar o desânimo, mas sim como reagir quando ele chegar para fazer estadia em nosso ser.

Devemos deixar momentaneamente de lado a visão otimista, e talvez até romântica, de que podemos ser imunes ao desânimo. Também não quero estabelecer argumentos baseados no princípio que diz que o desânimo aparece quando a fé deixa de existir. Digo isto, pois vejo que a fé, não a que leva a acreditar em algo e sim a que utiliza os poderes do céu para realizar qualquer coisa, é algo que requer muito para se concretizar.


As situações cotidianas deste mundo que não é mais solitário, mas continua triste, me faz lembrar um poema de Ruy Barbosa:

De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver crescer as injustiças,
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
O homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra,
A ter vergonha de ser honesto.

Creio que as intempéries do desânimo pode esverdear o bronze de nossa alma, que na realidade deveria ser de ouro.

Maio foi para mim um mês muito complicado. Tudo de errado ocorreu para que o desânimo tomasse conta. E infelizmente ele conseguiu. Ainda bem que maio acabou e com ele seu visitante.

Só tenho uma coisa a dizer ao desânimo:

Eu não vou fazer o que não quero.
Eu vou viver minha vida.
Brilhando como um diamante, rolando como os dados,
Em pé no parapeito, mostrarei ao vento como voar.
Quando o mundo me encarar,
Eu digo, tenha um bom dia.
(Have a Nice Day - Bon Jovi)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão anônimo;

    Venho aqui me desculpar sobre o ocorrido com seus comentários. Foi com muita surpresa que vi seus comentários em minha caixa de email e não entendi a princípio seu segundo comentário. Depois de checar o blog vi que as configurações coloca em spam qualquer comentário anônimo e o apaga da listagem no artigo. Assim coloco aqui seus dois comentários. Nas minhas limitações espero te ajudar com as dúvidas em seu primeiro comentário e vou ignorar suas palavras de desabafo e indignação no segundo comentário (pode ter certeza que eu faria a mesma coisa se soubesse que alguém apagasse um comentário meu daquela natureza). Mais uma vez me desculpe pela ignorância sobre o funcionamento do meu blog.

    PRIMEIRO COMENTÁRIO
    -------------------
    perdi meu testemunho quando vi a figura adulterada do fac simle do livro de Abraão e a reportagem de que a tradução feita por Joseph Smith estava errada. Sobre as placas de kinderhook não sei se o relato é real. O que vc, como membro ativo da igreja, acha de tudo isso? Estou sentido um grande vazio dentro de mim depois disso tudo por favor ajude-me - obrigado e abrs.

    SEGUNDO COMENTÁRIO
    ------------------
    "Obrigado pelo seu conselho" Agora eu sei o que eu tenho de fazer, vou é passar a perseguir e a impedir a propagação desse evangelho falso e ordinário, tais como os membros que pensam que sabem muito, filosofam muito, mas não agem de acordo com o que ensinam, como idiotas como você.
    Você, simplesmente, tem medo de deixar o post neste blog ridículo, porque existe uma mensagem que vocês não podem explicar, então é melhor remover, típico de liderança ordinaria e corrupta e isso, também, vai contra as regras de se ter um blog na internet. - thau covarde, não preciso de conselhos de um cego como voce!!

    *************
    Caro irmão;

    Eu tenho estudado muito sobre detalhes específicos do evangelho e posso dizer que gosto muito destas pesquisas. Algumas coisas eu compreendo e outras ainda não. Por favor se esforce pelo seu testemunho e não o deixe cair por detalhes muito específicos. Sobre os facsímiles de Abrãao o que tenho a te dizer é o seguinte: Joseph Smith foi um profeta mas não foi perfeito. Não sei qual a fonte onde obteve a informação sobre a tradução. Te aconselho a entrar em contato diretamente com algum egiptólogo (eu geralmente faço isso). Se quiser podemos trocar emails a respeito. Sinta-se a vontade pra escrever-me. Como é um assunto muito extenso creio que em um post aqui não será muito proveitoso. Mas se quiser continuar anônimo sem problemas, continuamos fazendo pelos comentários (ainda estou tentando configurar o blog e caso algum comentário se apague, só tenha um pouco mais de paciência pois o mesmo é enviado para meu emial e com o tempo eu respondo)

    Te recomendo um blog de um amigo meu. É um blog extremamente histórico. http://diariohistoriasud.blogspot.com
    Neste link aqui http://diariohistoriasud.blogspot.com/2010/07/o-livro-de-jose.html tem a relação de todos os artigos, inclusive sobre os facsímiles de Abraão e as Placas de Kinderhook. Recomendo que os leia.

    Você me perguntou o que eu acho de tudo isto. É difícil dizer, mas te garanto que quanto mais eu estudo, mais eu me fortaleço. No evangelho há espaço para muitas verdades. Além da fé podemos saber que o evangelho é verdadeiro também pelas evidências. Se Joseph errou ao tentar restaurar as imagens dos facsímiles, isto não me importa, pois ele era um homem e falho, apesar de toda a sua grandiosidade.

    Creio que não sou a pessoa mais indicada para te ajudar pois também sou muito falho. Mas podemos ir trocando informações para de que uma forma ou outra possamos preencher estes vazios em nossas almas. Te garanto que na minha também há momentos assim.

    Sinto não ter visto seu comentário "apagado" antes de ter colocado o segundo.

    Grande abraço e que possamos reestabelecer nosso contato.

    Bighetti

    ResponderExcluir
  3. Veja bem, ninguem eh perfeito, nem apostolo, nem profeta, nem membro da igreja, nem ninguem, pois o unico perfeito os imperfeitos dos homens acabaram crucificando. religiao eh algo complicado de se dialogar, pois cada um acha a sua propria religiao a unica verdadeira e ate apresentam fatos que supostamente comprovam. Porem, eu tenho a opiniao de que devo procurar a igreja que melhor se adeque a mim, e essa sim seria a verdadeira igreja para mim, sendo assim, aconselho ao anonimo, que procure por meio da oracao discernir qual o caminho que vc deve escolher. Eu trilhei varios caminhos, ate o espiritismo e o Budismo, que muito me atraem devido a doutrina ser bem interessante, mas tenho hoje minha feh numa igreja que me satisfaz e isso pra mim jah basta. Tenha ela imperfeicoes ou nao, eh a igreja que escolhi p/ viver minha espiritualidade, e isso eh algo entre eu e DEUS. Viva e seja feliz irmao anonimo, seja em que igreja ou religiao vc estiver. DEUS eh um soh, e ama a todos sem distincao de raca, credo, cor, ou seja lah o que for... ELE salvara a todos, independente de religiao. E sobre desanimo, infelizmente quem causa esse desanimo na gente eh o proprio ser humano, que devido suas imperfeicoes, quer sempre colocar o proximo como inferior.

    ResponderExcluir