1 de maio de 2010

Heróis Cotidianos

Um vídeo que recebi de uma amiga, juntamente com a atitude de um amigo e algumas músicas que recentemente ouvi, me fizeram refletir e levaram minhas ponderações à um nível mais pessoal, transcendendo as fronteiras do pensamento usual que tolhe a capacidade do ser humano de se tornar o que deve ser.

Crescemos e vivemos ouvindo falar sobre heróis e super-heróis. Quem nunca ansiou um super-herói para socorrer-lhe em horas difíceis e qual de nós nunca imaginou ser um herói? Os heróis existem em nossas vidas assim como somos heróis.

Você está procurando por um herói… Eu juro que esta noite venderei minha alma para ser um herói a você (Superman Tonight – Bon Jovi)

No mês passado um amigo me perguntou sobre um programa na televisão e comentei que não tinha como eu assistir pois não possuía mais TV por assinatura e estas televisões novas de LCD não captam tão facilmente o sinal da TV aberta sem uma boa antena (saudades de quando um garfo com bombril era uma boa antena). Qual não foi minha surpresa umas duas semanas depois quando ele disse que havia comprado uma antena para mim e que enviaria alguém para instalá-la. Perguntei-lhe por que fizera aquilo e ele me respondeu: “Deu vontade! Agora suas crianças podem assistir aos desenhos.” Ele se tornou de uma certa forma um herói pra mim.

Provavelmente a espessa neblina da rotina cotidiana nos impeça de ver os heróis que diariamente estão a nosso redor e o vapor da insegurança embaça o espelho de nossas vidas e não percebemos o herói que somos.

Talvez sejamos diferentes mas mesmo assim ainda somos os mesmos. Todos nós temos o sangue do Éden correndo em nossas veias... Cada um é um milagre a sua própria maneira. (Welcome to wherever you are – Bon Jovi)

Não podemos desanimar... não devemos desanimar.

Quando a vida se torna uma pílula amarga de se engolir, você precisa se agarrar em que acredita (We weren't born to follow – Bon Jovi)
Quando você quiser desistir e seu coração a ponto de quebrar, lembre-se que você é perfeito, Deus não comete erros. (Welcome to wherever you are – Bon Jovi)

Herói não significa fazer grandes coisas mas sim as pequenas que são esquecidas e não praticadas pela grande maioria.

Ocasionalmente o mundo testemunha um feito heróico ou descobre uma pessoa com raro talento. Cientistas fazem descobertas importantes ou engenheiros desenvolvem algo revolucionário. Cada década algum político assina uma audaciosa iniciativa de paz. Anualmente eventos extravagantes nomeiam os melhores atores, músicos, atletas, vendedores, etc.

Tais eventos e conquistas freqüentemente aparecem nas cintilantes manchetes das notícias com o rótulo de “grandeza”. São muitos os casos que representam o tipo de grandeza que merecem atenção e aplauso. Para muitos representam conquistas que movem a sociedade para frente de uma maneira significante e progressivamente, enquanto outros simplesmente adicionam uma medida muito mais necessária de sabor e humor a vida, sendo estes últimos os verdadeiros heróis.

Forço-me a acreditar que a maioria das pessoas sabem que há um outro tipo de grandeza que tende a ser mais discreta por natureza, uma que geralmente escapa às manchetes. Este tipo de grandeza eu denomino de Grandeza Heróica, e em minha opinião, é merecedora de honras maiores, mesmo maior respeito. Esta grandeza heróica é uma característica inerente às pessoas que chamo de Heróis Cotidianos.

Grandeza heróica é o que podemos chamar de grandeza primária, e está relacionada ao caráter e contribuição, distinguindo-se da grandeza secundária, a qual por sua vez tem a ver com notoriedade, riqueza, fama, prestígio ou posição. Grandeza heróica é um modo de vida e não apenas um evento isolado. Este tipo de grandeza diz mais sobre quem uma pessoa é do que sobre o que possui, e é mais bem retratada através da bondade irradiada de um rosto do que um título em um cartão de visita. Fala mais sobre a motivação das pessoas do que sobre seus talentos; mais sobre pequenas e simples ações do que feitos grandiosos. É ser humilde.

Se pararmos por um momento para descrever a Grandeza Heróica, provavelmente iremos citar as características de indivíduos que conhecemos pessoalmente, como um vizinho prestativo que apesar de suas dificuldades está sempre disposto a auxiliar; ou uma mãe que mesmo sabendo que não é perfeita persevera em fazer o melhor diariamente ao exibir um amor incondicional a uma criança desafiadora. Descreveremos avós, professores, colegas de trabalho, vizinhos ou amigos que sempre tem confiabilidade, que são honestos, trabalhadores e respeitáveis. Acima de tudo descreveremos alguém que está a alcançar a emulação, percebendo que não precisam ser o próximo Moroni, Gandhi ou Madre Teresa para exibir a Grandeza Heróica.

O vídeo a seguir é sobre um herói que conheci recentemente. Talvez para os que me conheçam pessoalmente umas boas risadas virão ao assisti-lo. Que cada um possa fazer seu próprio vídeo. Façam também para as pessoas que mais amam. Reflitam e percebam que todos somos heróis na medida em que nos dispusermos a ser e que indiscutivelmente estamos diariamente cercados de HERÓIS COTIDIANOS.

(este vídeo demora um pouco para carregar mas vale a pena, abaixo coloco a tradução dele)

Façam seu próprio video acessando o link http://en.tackfilm.se

TRADUÇÃO DO VIDEO
Podem me ouvir?
Em tempos como este temos que nos fazer vários questionamentos importantes.
Como você, eu, nossos amigos e filhos realmente podemos acreditar se o que vemos na TV e ouvimos no rádio é verdade?
Como sabemos que nossas opiniões são realmente nossas?
Como podemos ter certeza que as fracas vozes são ouvidas e não abafadas em silêncio?
Eu posso lhes dizer como.
Há uma pessoa que podemos agradecer por tudo isto.
Queremos agradecer a esta pessoa por nos dar novas perspectivas.
Podemos agradecer a esta pessoa por nos dar a opção de uma escolha.
Esta pessoa nos deu uma alternativa à uniformidade e ao pensamento de curto prazo.
Devemos a esta pessoa por fazer de cada dia algo especial.
Um dia em que nos levantamos do sofá em frente da TV e dizemos: “Eu mudei minha opinião.”
Há apenas uma única palavra que faz plena justiça a esta pessoa: Herói.
Obrigado!

2 comentários:

  1. perdi meu testemunho quando vi a figura adulterada do fac simle do livro de Abraão e a reportagem de que a tradução feita por Joseph Smith estava errada. Sobre as placas de kinderhook não sei se o relato é real. O que vc, como membro ativo da igreja, acha de tudo isso? Estou sentido um grande vazio dentro de mim depois disso tudo por favor ajude-me - obrigado e abrs.

    ResponderExcluir